Sobre

PSICOLOGIA OCUPACINAL:

E A POSSIBILIDADE DO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DENTRO DE UMA EMPRESA.

A psicologia OCUPACINAL é uma área da psicologia voltada para o contexto do trabalho, preocupa-se com o bem-estar físico, emocional e social do trabalhador, desta forma se envolve no contexto da saúde mental do trabalhador.

A importância do bem-estar psicológico dos colaboradores é uma descoberta recente do meio corporativo, os benefícios de se oferecer o atendimento psicólogo dentro da organização empresarial são:

  • Qualidade da mão-de-obra;
  • Redução do Absenteísmo e da rotatividade;
  • Redução do índice de doenças e acidentes de trabalho;
  • Redução dos gastos com previdenciários e/ou com problemas de saúde;
  • Redução nos gastos com novos processos seletivos;
  • Maior adesão e comprometimento do trabalhador com a empresa;
  • Crescimento da empresa e reconhecimento social;
  • Conquista de novos parceiros e clientes.


  • Quando a saúde ocupacional é preservada, tanto o trabalhador como a organização são beneficiados em diversos níveis.
    A atuação, do psicólogo pode ser aplicada de variadas maneiras, mas sempre atendendo à missão, visão e valores da empresa.

    Plantão Psicológico dentro da empresa, um benefício viável.

    O plantão psicológico é uma modalidade de atendimento no qual qualquer pessoa que chegue será atendida na hora. É um tipo de intervenção psicológica que acolhe a pessoa no exato momento de sua urgência, ajudando-a a lidar melhor com seus recursos e limites.

    O psicólogo é um profissional capacitado para lidar com pessoas e suas relações, compreende o funcionamento das pessoas em seus ambientes. A intervenção psicológica no âmbito de uma empresa, tem a característica de dar apoio; suporte; escuta e diálogo dirigido para uma necessidade; orientação; facilitar as comunicações; relações e mediar conflitos.

    As organizações inseridas no crescente contexto de competição passam por transformações e mudanças cotidianas. Para que as organizações se desenvolvam é preciso que os colaboradores estejam motivados para isso. A motivação pode ser amplamente modificada por fontes externas e pelo seu próprio trabalho na empresa.

    O psicólogo, por meio de estratégias que busca auxiliar o trabalhador a se tornar uma pessoa capaz de modificar seu cotidiano, suas relações e com capacidade de decidir sobre novas situações nos diversos âmbitos de sua vida: profissional, pessoal e social, está auxiliando o ser humano a viver as adversidades e desenvolver o melhor de si, aproveitando essas adversidades para transformar a si e aos outros ao seu redor.

    Uma empresa, ao decidir oferecer como benefício o atendimento psicológico está focada principalmente na saúde integral do seu colaborador e no valor que pode ser agregado à qualidade de vida no trabalho, permitindo que o colaborador organize internamente suas emoções e conflitos, terá um profissional trabalhando focado e motivado com o desenvolvimento de si e da empresa, terá menor índice de estresse e absenteísmo. Diminuindo também o risco de acidentes no trabalho.

    Assim, o psicólogo na empresa tem muito a contribuir. Utilizando seus recursos profissionais, sempre valorizando o humano, suas capacidades e potencialidades. Atendendo ao solicitado e viabilizando um melhor lugar para se trabalhar e se desenvolver.